Tratamento da Diabetes Tipo 1

 

As pessoas que sofrem deste tipo de diabetes devem receber injecções diárias de insulina. A quantidade de injecções diárias é variável em função do tratamento escolhido pelo médico. A insulina sintética pode ser de acção lenta ou rápida:

  • a de acção lenta é administrada ao acordar e ao deitar;
  • a de acção rápida é indicada logo antes de grandes refeições.

Para controlar este tipo de diabetes é necessário o equilíbrio de três factores: a insulina, a alimentação e o exercício.

Sobre a alimentação é preciso ter vários aspectos em conta.

É necessário algum rigor na alimentação, sendo o plano alimentar concebido consoante a vida activa do indivíduo em questão, visto que muitas vezes se faz uma dieta demasiado limitada para a idade e actividade do doente.

Para o dia-a-dia, não é aconselhável a ingestão de hidratos de carbono de acção rápida (sumos, bolos, cremes) e são incentivados os de acção lenta (pão, bolachas, arroz, massa…) de modo a evitar picos de glicemia.

Sobre a actividade física:

O exercício contribui para um melhor controlo da diabetes, queimando o excesso de açúcar, gorduras e melhorando a qualidade de vida. Por vezes torna-se necessário alterar um pouco as regras, ou seja, para praticar exercícios que requerem muita energia é preciso consumir muita energia, logo, consumir hidratos de carbono.

Segundo estudos, o exercício em paciente com diabetes tipo 1 é recomendado apenas em jovens, pois estes respondem melhor aos exercícios, não tendo sido observado nenhuma melhora efectiva dos níveis de glicose no organismo de adultos e idosos.

O objectivo do tratamento é manter a quantidade de glicose no sangue o mais próximo possível dos valores considerados normais, para que os doentes se sintam bem e sem nenhum sintoma da doença. Serve ainda para prevenir o desenvolvimento das manifestações tardias da doença e ainda para diminuir o risco das descompensações agudas, nomeadamente da hiperglicemia e da cetoacidose (acidez do sangue).

Sobre biommmf

Quatro alunas awesome, muito dedicadas a biologia, a lutar pelo 20 !
Esta entrada foi publicada em Imunidade, Unidade III. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s